Plantas e Jardins

Mandevilla splendens

09:56:00





Nome Científico: Mandevilla splendens
Nomes Populares: Dipladênia, Jalapa-do-campo, Jasmim-brasileiro, Mandevila, Tutti-frutti
Família: Apocynaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica
Perfume: tutti-frutti
Podas: Limpeza e manutenção
Regas: Moderadas
Multiplicação: Sementes, estaquia dos ramos semi-lenhosos
Cuidados: Planta tóxica

A Mandevilla splendens pertencente a família botânica Apocynaceae é uma bela trepadeira que ficou conhecida popularmente como dipladênia. Semilenhosa e volúvel ganhou notoriedade principalmente por causa de sua belíssima floração, ela apresenta folhas perenes, coriáceas, elípticas a lanceoladas, com nervuras bem marcadas e de coloração verde-escura. Sua floração é mais intensa na Primavera e Verão, mas pode se você cultivá-la em regiões de clima quente poderá ter sua floração estendida por todo ano.
Nas inflorescências, em pequenos rácemos, despontam as belas e chamativas flores em forma de trombeta, enormes em algumas variedades, chegando a 10 centímetros de diâmetro. Na grande maioria de flores simples e coloração rósea com o centro amarelo, a Dipladênia também pode apresentar flores dobradas e totalmente rosas, vermelhas ou brancas.
De sucesso indiscutível sua rusticidade colabora para florações precoces e devido à característica de não adensar muito sua folhagem, é adequada para cobrir suportes leves ou estruturados como caramanchões, grades, treliças, arcos, cercas e colunas, entre outros.
Seu porte é médio, podendo alcançar cerca de 2 a 3 metros de altura, ideal para ser cultivada em vasos e grandes jardineiras, desde que lhe seja oferecido tutor para que se desenvolva bem. Seu perfume é bastante peculiar e lembra o aroma de chiclete tutti-frutti.
Não tolera encharcamento, frio intenso ou geadas, porém pode ser cultivada no litoral, tolerando a salinidade do solo.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado moderadamente.  Fertilizações mensais, ricas em fósforo, nos meses quentes estimula intensas florações. É tolerante a podas, que devem ser efetuadas preferencialmente no Inverno. Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos.

Cuidados:
A seiva leitosa da dipladênia é tóxica e pode provocar queimaduras na pele e mucosas.

Postagens Relacionadas

0 comentários