Conhecendo as Espécies

Lucky bamboo - Dicas e Soluções de Problemas

21:47:00




Para cultivar bem de uma determinada espécie é necessário buscar todo tipo de conhecimento sobre a mesma, para que possamos oferecer as melhores condições para a planta. Fique atento a alguns problemas que podem surgir no cultivo do Lucky bamboo e resolva de maneira fácil.

Por que o Lucky bamboo fica com as folhas queimadas?
É comum no Lucky bamboo encontrar nas folhas pontas queimadas, isso acontece por causa da água utilizada no cultivo.
Evite as pontas queimadas usando água filtrada ou mineral. As pontas queimadas surgem quando as folhas começam a ressecar e morrer. Isso costuma acontecer quando há substâncias químicas na água. Deixar a água da torneira parada talvez não seja suficiente e você precise usar água mineral, para deixar a planta com aparência mais saudável.
É difícil se livrar das pontas queimadas quando elas surgem. Mesmo que você troque a água, algumas substâncias químicas podem ainda residir na planta. Você talvez precise esperar um bom tempo até elas eventualmente desapareçam.
A melhor água para esse tipo de planta é água mineral fresca, água da chuva ou água filtrada. As substâncias químicas na água da torneira, como o cloro, danificam a planta e fazem com que as folhas e os caules fiquem amarelos.

Por que devo podar o Lucky bamboo?
Com o passar do tempo, a maioria dessas plantas fica pesada demais. Por isso, a poda é importantíssima para mantê-la saudável. Não corte o caule principal, apenas os ramos.
Pode-os a partir de 2,5 a 5 cm da base. Novos brotos surgirão e a planta ficará mais frondosa e saudável.

Fique atento a saúde das folhas do Lucky bamboo
Preste atenção na cor das folhas. Se elas estiverem secas e morrendo, esse é um problema ligado à água, como mencionado acima. Se elas estiverem amareladas, isso pode ser resultado de luz do sol ou fertilizante em excesso.
Se elas estiverem marrons, tente deixar o local mais úmido, borrifando a planta com água.
Se as folhas estiverem moles, a planta talvez não possa mais ser salva. Tire-as imediatamente, troque a água e replante o que sobrar.


O que fazer se o Lucky bamboo estiver apodrecendo?
Se a planta estiver morrendo, livre-se imediatamente das partes apodrecidas. Pegue os caules ou os ramos vivos e replante-os prontamente. Eles podem florescer sozinhos, se você agir rápido.


Qual melhor fertilizante para o Lucky bamboo?
O mercado de paisagismo oferece excelentes opções de fertilizantes, alguns feitos especificamente para bambus da sorte. Costumam estar disponíveis onde essas plantas são comercializadas, em viveiros de mudas e até mesmo em hipermercados. Utilize a quantidade recomendada pelo fabricante diretamente na água quando for trocá-la, para ajudar o bambu a crescer e permanecer sempre saudável.


Por que crescem algas junto com o Lucky bamboo?
No recipiente de cultivo do Lucky bamboo isso é natural e elas crescem por causa da luz do sol. Se estiverem crescendo algas no vaso, não se preocupe, você só precisa trocar a água.


O que fazer para corrigir o formato do Lucky bamboo?
Corte a planta, caso necessário. Se parte dela estiver morrendo, talvez você precise cortar fora. Você também pode fazer isso se não estiver gostando do formato que a planta está ganhando. De qualquer modo, não jogue fora os pedaços cortados, pois eles podem virar novas plantas. Novos brotos surgirão da parte de baixo e mais velha da planta e a parte de cima pode ser plantada, para crescer por conta própria.



Postagens Relacionadas

0 comentários