Conhecendo as Espécies

Posso Usar Vaso de Cimento para Cultivar Orquídeas?

13:17:00





As Orquídeas são geralmente plantas muito exigentes, mesmo assim pode-se utilizar qualquer tipo de recipiente para cultivá-la, lembrando que quanto menos condições ideais oferecidas, mais cuidados devemos ter com a planta. Sendo assim, quanto menos adequado o vaso, mais cuidados você terá com a muda, para que ela não morra de uma hora para a outra.
As orquídeas quando bem adubadas são capazes de se desenvolver bem até em pote de sorvete plantada em brita, mas se não oferecidas as condições mínimas de cultivo, perecem da noite para o dia.
Devemos ter em mente que algumas orquídeas são terrestres (cultivadas em terra), outras são rupícolas (desenvolve-se nas pedras) outras epíficas (preferem os galhos de árvores) e outras saprófitas (matéria orgânica) ou uma mistura de todas estas opções, por isso é imprescindível conhecer a espécie que você pretende cultivar.
Os vasos de barro multifurados nas laterais e no fundo é o ideal para a maioria das orquídeas epífitas pois além de reter um pouco de água quando encharcado (poroso), seca super rápido e ao mesmo tempo possui ótima aeração (pelos furos). Por isso não pode se vitrificado ou pintado. Um vaso de cimento no mesmo formato também pode ser utilizado, a diferença pode estar no ph básico do cimento que pode acelerar a decomposição do substrato e não ser o ideal para orquídeas que preferem substrato levemente ácido. Sendo o maior empecilho o peso dos vasos de cimento, desde que, seja oferecida a adubação correta e prevenir-se as pragas na espécie cultivada, ou seja, o principal para o sucesso no cultivo de orquídeas são a atenção e os cuidados dispensados com sua espécie.




Visite também nossos Blogs: Multiflora, Multi Vasos, Mais Plantas, Segredo das Orquídeas, Remédios da Vovó, Pet de Casa, Receitas Tianastacia, Jardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.



Postagens Relacionadas

1 comentários