loading...
Conhecendo as Espécies

Tulbaghia violacea

18:38:00





Parente da cebola e do alho comestível, a Tulbaghia violacea é uma planta muito cultivada nos jardins europeus e no Brasil foi difundido com o nome popular de Alho social. Embora exista uma certa controvérsia sobre qual família pertença, já que para alguns taxonomistas o gênero Allium faz parte de uma família distinta - As aliáceas -, ele ainda continua fazendo parte da família das liliáceas, que abrange cerca de 700 espécies, entre ornamentais e comestíveis, espalhadas pelas regiões mediterrâneas e temperadas, mais precisamente no Hemisfério Norte.
De modo geral, são plantas bulbosas, bianuais ou perenes, cujo porte varia de 10 centímetros a 1,5 metro. Apresentam caules aéreos não ramificados, e folhas de formato linear, planas e de consistência sólida. As flores, às vezes substituídas por bulbilhos, aparecem em uma umbela. Pétalas e sépalas são semelhantes, e formam um conjunto de 6 pontas livres. Muitas das espécies apresentam o odor característico das cebolas quando esmagadas.
Uma característica importante que deve ser analisada antes da sua utilização, é o fato de que, em algumas espécies, a folhagem vai morrendo à medida que as flores vão se desenvolvendo. Em outras, as folhas parecem envelhecer antes do florescimento, por isso, é aconselhável que, ao plantá-las em canteiros, tenham as folhas disfarçadas por outra folhagem baixa ou por arbustos mais altos, de copa rala.
O uso dos alhos-ornamentais é sempre sucesso garantido nos jardins, já que são muito ornamentais. As espécies menores podem ser utilizados em posição de frente nas bordaduras, formando um primeiro plano baixo e uniforme. As que formam touceiras são as mais adequadas para a utilização em jardins rochosos. Em canteiros, jardineiras ou vasos, as plantas de maior porte fazem um belo efeito.

O cultivo deve ser em solo rico em matéria orgânica e bem drenado, sempre ao sol pleno, as regas devem ser constantes logo após o plantio. Sua propagação acontece por meio de sementes ou a divisão de bulbos ou touceiras.







 

Nome Científico: Tulbaghia violacea
Sinonímia:
Omentaria violacea
Nomes Populares:
Alho-social, Tulbalgia
Ciclo de Vida:
Perene 

Família: liliáceas (Amaryllidacea) 
Origem: Hemisfério Norte
Porte: bulbosas de até 1,5 metros
Floração: Primavera e Verão
Clima: temperado
Propagação: divisão de bulbos, touceira ou semente
Solo: rico em matéria orgânica e bem drenado
Poda: não há necessidade
Luminosidade: Sol pleno
Rega: Abundante na fase de crescimento






Medicina Popular:
Indicações: Baixa libido feminina ou masculina, Risco de trombose, Câncer, Sinusite, Cefaléias, Pressão-alta, Diabetes
Propriedades: Androgênica, Afrodisíaco, Anti-trombótico, Anti-câncer, Hipoglicemiante,
Partes Utilizadas: Folhas e bulbos


Atenção:
A ingestão contínua e excessivo de bulbos de alho-social pode provocar problemas gastrointestinais, com inflamação das mucosas e redução do peristaltismo. Em caso de uso medicinal, procure orientação médica.







Visite também nossos Blogs: Multiflora, Multi Vasos, Mais Plantas, Segredo das Orquídeas, Remédios da Vovó, Pet de Casa, Receitas Tianastacia, Jardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...