Conhecendo as Espécies

Zantedeschia aethiopica - Símbolo de Nobreza

09:12:00






A Zantedeschia aethiopica pertencente a família botânica Araceae é originária da África e ficou conhecida popularmente no Brasil como Copo de Leite, principalmente por causa de seu formato que lembra a de um copo e por causa de sua cor branca. O Copo de leite é uma das espécies de flores decorativas mais cultivadas para quem pretende decorar com estilo e bom gosto. Sua simplicidade e distinção tornaram a planta muito popular, principalmente depois que ganhou novos tons de cor e deixaram a planta ainda mais atraente e elegante. A boa reputação do Copo de leite atravessa gerações, na época vitoriana era considerado símbolo de nobreza e requinte, sendo muito utilizado na forma de presente, oferecido com a intenção de fortalecer a amizade entre as pessoas, num gesto de grande respeito, prevalecendo até os tempos atuais, já que é uma das espécies de flor de corte muito comercializadas para este fim.
A planta que era utilizada principalmente para compor arranjos de mesa e bouquets de noivas, agora ganhou os vasos, floreiras e canteiros do jardim.





A espécie é uma bráctea e diferente do que muitos imaginam, o que se considera como flor, nada mais é do que a última folha da planta, que vai se enrolando em forma de copo. Esta espata que muitos acreditam ser a flor da planta, serve para envolver a sua inflorescência de cor amarela. Cada planta produz cerca de 2 a 5 'flores' agradavelmente perfumadas.
Sua bela folhagem verde brilhante em conjunto com as 'flores' brancas se tornam muito ornamentais, o que valoriza muito o ambiente em que é colocado.
Para melhorar a floração da espécie, a planta deve ser cultivada em solos férteis e ricos em matéria orgânica, mantido sempre úmidos, além de muita luminosidade. Deve-se sempre cortar as suas 'flores' murchas para estimular a planta. Multiplica-se por divisão de touceiras, sempre após a floração.





Nome Científico: Zantedeschia aethiopica
Nomes Populares: Copo-de-leite, Cala-branca, Jarra, Jarro, Lírio-do-nilo
Família: Araceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África
Regas: Contínuas
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Úmido, Fértil, rico em matéria orgânica
Multiplicação: Divisão de touceiras
Cuidados: Sempre remover as 'flores' depois de murchas










A Zantedeschia aethiopica valoriza muito o jardim quando cultivada em conjunto com demais espécies.




A planta é ideal para cultivo próximo de lagos artificiais e espelhos d`agua, já que aceita bem solos brejosos.





Postagens Relacionadas

0 comentários