Combate a Pragas

Qual a Vantagem de Usar Biopesticidas?

09:52:00






A vantagem de utilizar biopesticidas é que o produto é menos tóxico que pesticidas tradicionais.
Nos processos de cultivo agrícola o uso de agrotóxicos é cada vez maior e a justificativa para esse uso indiscriminado, é a de atender uma demanda cada vez maior por alimentos. O problema é que os pesticidas são extremamente tóxicos aos seres vivos e danosos ao meio ambiente.
Uma boa alternativa para os agrotóxicos é a sua substituição pelos biopesticidas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), recebem essa classificação de biopesticidas quaisquer produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes.
A criação dos biopesticidas veio através da biomimética, área da ciência que estuda as estratégias e soluções da natureza para seus problemas, para que possam ser utilizadas pelo homem.
Assim como com os agrotóxicos normais, os pesticidas também são aplicados diretamente nas plantas para afastar pragas específicas. Os micro-organismos, dependendo da característica que tiverem, afastam os insetos pelo odor, por causarem intoxicação ou por outras reações que possam ter, dependo da praga em questão. Apesar do nome e dos componentes parecerem perigosos, os biopesticidas são mais seguros que os agrotóxicos comuns.
Segundo os incentivadores do desenvolvimento e utilização desse tipo de pesticida, as vantagens são a menor toxicidade e o fato de causarem problemas apenas a pestes específicas, e não a pássaros e mamíferos. Os biopesticidas podem ser utilizados em pequenas quantidades e têm decomposição rápida, o que causa um baixo impacto ambiental.
O Green Muscle por exemplo, é um biopesticida produzido a partir da mistura de óleo mineral e esporos de fungo, eficaz no combate às nuvens de gafanhotos em países africanos.
Em todo o mundo o desenvolvimento de novas tecnologias buscam facilitar a produção de biopesticidas com custo cada vez menor. A preocupação em substituir inseticidas comerciais por soluções encontradas na própria Natureza já faz parte da vida de diversos jardinistas a muito tempo.
O uso cada vez maior de repelentes caseiros nos jardins, tem sido um importante aliado para diminuir o uso de inseticidas no combate a diversas pragas. Na internet são encontradas diversas receitas destes produtos.



Visite também nossos Blogs: Multiflora, Multi Vasos, Mais Plantas, Segredo das Orquídeas, Remédios da Vovó, Pet de Casa, Receitas Tianastacia, Jardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários