2016

Gloriosa rothschildiana

16:38:00




A Gloriosa rothschildiana é uma espécie de trepadeira de flores muito decorativas pertencente a família botânica Colchicaceae, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Gloriosa, Garras-de-tigre ou Lírio-trepadeira.
A Gloriosa possui folhas lanceoladas, longas e brilhantes que apresentam uma curiosa modificação nas suas extremidades, que torna-se uma gavinha, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes.
A Gloriosa atinge facilmente 2 metros de altura, seu crescimento é mais vigoroso durante os meses mais quentes do ano. Seu crescimento vigoroso permite a obtenção de florações sucessivas na mesma estação.
O principal atrativo desta bela trepadeira são suas flores solitárias, com longos estames e pétalas recurvadas, como se estivessem invertidas. De bordos ondulados, as pétalas são amarelas na base e vermelhas nas extremidades. A beleza de suas flores tornaram a Gloriosa uma boa opção de flor de corte.
No jardim decora bem os suportes mais leves, como treliças delicadas, grades e cercas, podendo ainda ser cultivada em floreiras ou vasos ornamentais. De cultivo anual, no inverno a planta entra em repouso e perde a folhagem, período em que suas raízes tuberosas podem ser removidas e separadas para o replantio na Primavera, aliás esta trepadeira gosta de ser replantada em locais diferentes, brotando ainda com mais vigor.
O melhor solo para o cultivo da Gloriosa é o fértil, rico em matéria orgânica, bem drenável, leve e regado regularmente. Aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical, deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Em locais de Inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas.
A Gloriosa não tolera estiagem, não necessita podas e multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas.
Ocorrem ainda outras variedades da Gloriosa com flores amarelas e de porte anão.




Nome Científico: Gloriosa rothschildiana
Nomes Populares: Gloriosa, Garras-de-tigre, Lírio-trepadeira
Família: Colchicaceae
Categoria: Bulbosas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África
Solo: Leve, fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Frequentes
Poda: Não necessita
Altura: 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Cuidados: Não tolera estiagem
Multiplicação: Sementes ou separação das raízes tuberosas
Curiosidades: Possui variedades com flores amarelas e de porte anão





Postagens Relacionadas

0 comentários