2016

Gerbera jamesonii

12:03:00




A Gerbera jamesonii (referência ao primeiro botânico que descreveu a planta: Robert Jameson) é uma espécie de herbácea de até 40 cm de altura pertencente a família botânica Compositae (Asteraceae), originária da África do Sul.
No Brasil ficou conhecida popularmente como Gérbera (homenagem ao botânico alemão Traugott Gerber), Gebra, Margarida-da-áfrica ou Margarida-do-transvaal (homenagem a província da África do Sul).
Prefere ambientes de sol pleno, solos argilosos e com pouca matéria orgânica, sendo ideal para bordaduras de jardins ou cultivo em vasos e floreiras.
As variedades mais rústicas são aquelas produzidas em estufas e portanto mais duráveis. Seu principal atrativo são suas flores amarelas que despontam no ápice de longas hastes de até 40 cm de altura, durante o Verão e a Primavera. A Gerbera se adapta bem ao clima do Sul do Brasil e das regiões serranas do sudeste. Atualmente no mercado existem várias outras cores híbridas da Gerbera, porém a mais resistente ainda são as amarelas.
O charme e beleza de suas flores são muito apreciados também para compor buques ou arranjos florais. Seu preço é considerado baixo, tornando a planta bem acessível a todos os públicos.
Adubar com NPK 04-14-08 para estimular o florescimento.
É facilmente multiplicada por meio de sementes no começo do Outono e ou por mudas obtidas pela divisão da planta no final do Inverno.






Curiosidades: A flor da Gerbera está presente na bandeira e no brasão da província de Mpumalanga, na África do Sul.
Para estimular o surgimento de novas flores, o ideal é sempre retirar as folhas velhas ou secas.








Postagens Relacionadas

0 comentários