2016

Mimosa pudica - Astuta e Cheia de Malícia

15:30:00




A Mimosa pudica foi classificada por Lineu, o pai da botânica, mas foram os nomes populares que deram fama para esta plantinha tão charmosa. Vergonhosa, Não me toques, Malícia das mulheres e Dorme dorme, estão entre os principais nomes populares desta astuta espécie, que tem o poder de fechar suas folhinhas quando é tocada.
É difícil acreditar mas quando tocamos a Mimosa com os dedos, mesmo bem de levinho, suas folhas se fecham duas a duas, numa sequência bem rápida. Ela não é uma planta nobre, pelo contrário, é mais comum encontrá-la crescendo em terrenos baldios, em solo pobre, bem no meio do mato do que em belos e bem cuidados jardins.
A inflorescência da Mimosa chama também a atenção dos jardinistas e quando elas surgem, seus filetes róseos passam a ser o maior atrativo da planta.
Curiosamente a Mimosa também utiliza-se de um truque muito astuto, que no mundo vegetal só ela consegue fazer, quando se sente ameaçada por grilos e outros insetos herbívoros, ela simplesmente consegue em poucos instantes murchar, truque que protege a planta de ser devorada.




Postagens Relacionadas

0 comentários