Plantas e Jardins

Senecio confusus

16:27:00





Nome Científico: Senecio confusus
Nomes Populares: Trepadeira-mexicana, Flama-do-méxico, Jalisco, Senécio-confuso
Família: Asteraceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica
Multiplicação: Sementes, estaquia ou mergulhia
Curiosidades: Atrai borboletas ao jardim





A Senecio confusus pertencente a família Asteraceae ficou conhecida popularmente no Brasil como trepadeira-mexicana e conquistou espaço por sua beleza e praticidade no cultivo.
Nativa da América do Norte e México, sua ramagem é muito ramificada, de textura semi-lenhosa e com inflorescências grandes, semelhantes a margaridas, com corola alaranjada e centro amarelo, que se tornam avermelhadas com o passar do tempo.
Por sua rusticidade e rápido crescimento, a trepadeira-mexicana é adequada para cobrir rapidamente suportes, como cercas, muros e treliças.
A floração da Senecio confusus se extende pelo ano todo, principalmente em regiões quentes, acentuando-se durante a primavera, inclusive servindo de atrativo para borboletas.
O plantio da Trepadeira mexicana em árvores ou palmeiras cria um belo efeito ornamental. É uma trepadeira ideal para ser cultivada em pequenos jardins, já que seu porte não é avantajado, normalmente em torno de até 3 metros.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares no início do plantio. Não tolera frio ou geadas, porém resiste bem a seca e a poda constantes.
Multiplica-se facilmente por sementes, estaquia ou mergulhia.

Postagens Relacionadas

0 comentários