loading...
Combate a Pragas

Insetos Benéficos ao Jardim

21:17:00




Na Natureza tudo é perfeitamente equilibrado pela coexistência interligada de seus vários elos vitais que se completam uns aos outros.
Num jardim criado pelo homem, apenas uma pequena parcela da Natureza é implantada no local, geralmente situado no desprezado ecossistema das grandes cidades. Acabam ficando de fora do jardim muitos outros elos naturais de vital importância ecológica para o bom desenvolvimento das plantas.
Dentre eles podemos destacar alguns elos do reino animal que podem ser considerados amigos indispensáveis do jardim:

Pássaros - vigilantes alados dos jardins, sua presença garante perseguição a outros insetos nocivos para as plantas. Ex. é muito raro a infestação de lagartas nas plantas
Abelhas - São responsáveis pela polonização das flores ao efetuarem o transporte do pólen de uma flor masculina para outra feminina. Para atraí-las cultive salvia e a Grevilha anã (Grevillea bancksi)
Rãs e Pererecas - sua alimentação se baseia exclusivamente de pequenos insetos, os quais, quando não casados por elas, podem infestar o jardim causando danos à suas plantas.
Joaninhas - destacando-se pela beleza nas folhas das plantas, estas pequenas jóias aladas, cumprem uma importante missão no jardim, pois são inimigos naturais dos pulgões que atacam sem trégua o jardim. Lagartixas - temidas pelas mulheres estes pequenos sáurios tímidos são totalmente inofensivos, e livram o jardim de insetos e mariposas.




Lembre-se que, para atrair os animais úteis para seu jardim é necessário evitar o uso de agrotóxicos indiscriminadamente, pois seu uso causa a destruição em massa de toda a vida na fauna do jardim, eliminando junto com os insetos nocivos, também os insetos benéficos. São eles que combatem de forma contínua os insetos nocivos ao jardim, livrando as plantas de sua ação, sem causar prejuízos ao meio ambiente.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...