Conhecendo as Espécies

Argyreia nervosa

22:21:00




A Argyreia nervosa é uma espécie trepadeira pertencente a família botânica Convolvulaceae originária da Ásia e Índia, que no Brasil ficou conhecida popularmente como Trepadeira elefante, Orelha de elefante ou Rosa de pau. De textura semi-lenhosa, de raízes profundas e crescimento vigoroso, a trepadeira elefante é excelente para cobrir caramanchões, pórticos e pérgolas. Eventualmente é cultivada para formar cerca viva ou sobre muros.
Sua ramagem é longa, alcançando cerca de 9 metros de altura, recobertos por uma fina lanugem, assim como a página inferior das folhas, conferindo um toque aveludado e uma tonalidade prateada à planta. As folhas da trepadeira-elefante são grandes e cordiformes, de cor verde-escura a acinzentada e oferecem boa sombra ao ambiente em que é cultivada.
A floração da trepadeira elefante ocorre durante a Primavera e o Verão, são flores campanuladas, rosa-arroxeadas muito ornamentais, já seus frutos que surgem no Outono são decorativos, lenhosos, marrons, que em conjunto com as sépatas, também lenhosas, são conhecidos como rosas-de-madeira.
A Trepadeira elefante produz grande quantidade de sementes, amarronzadas possibilitando que a espécie se torne invasiva se não tiver o crescimento controlado. Suas sementes contêm substâncias alucinóginas e antiinflamatórias, utilizadas há milhares de anos em rituais espirituais e na medicina Ayurveda (medicina indiana milenar).
Esta bela trepadeira multiplica-se facilmente por meio de sementes ou estaquia. As sementes germinam em média em 30 dias e podem ter sua dormência quebrada deixando-as de molho em água antes do plantio. 
A Trepadeira elefante aprecia o calor e umidade, deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica, irrigada periodicamente. Não tolera frio intenso ou geadas.
Não é indicada para ser cultivada em vasos ou jardineiras, porque pela falta de espaço pode se tornar fraca e raquítica.



Nome Científico: Argyreia nervosa
Nomes Populares: Trepadeira-elefante, Orelha-de-elefante, Rosa-de-pau
Família: Convolvulaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Índia
Altura: 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Sementes e estaquia
Solo: Fértil, enriquecido com matéria orgânica



Postagens Relacionadas

0 comentários