loading...
2016

Dinheiro em Penca - Contos e Lendas

18:13:00




Nome Científico: Callisia repens
Nome Popular: Dinheiro-em-penca, dinheirinho, tostão, mosquitinho
Sinonímia: Tradescantia minima, Hapalanthus repens, Spironema robbinsii
Divisão: Angiospermae
Família: Commelinaceae
Porte: 10cm altura
Origem: América Tropical
Flores: Minúsculas e brancas, sem valor ornamental
Ciclo de Vida: Perene
Luminosidade: Meia sombra
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Regulares
Cuidados: Não tolera frio e pisoteio
Multiplicação: Estaquia





A Callisia repens é uma espécie herbácea pertencente a família botânica Commelinaceae, que se popularizou por entre os jardinistas por diversos nomes populares, entre eles: Dinheiro-em-penca, Dinheirinho, Tostão ou Mosquitinho.
O dinheiro-em-penca é uma espécie rasteira de pequeno porte, em média de 5 a 10 cm de altura. Apresenta folhagem densa, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada, com numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e em tom verde-arroxeadas, com a página inferior roxa com grande valor ornamental. As flores do dinheiro-em-penca são brancas e pequenas e de pouca importância ornamental. Usada principalmente como forração, sua textura fina e delicada é muito valorizada.
No jardim, seu cultivo é indicado para locais úmidos e sombreados, podendo ser cultivado por entre rochas e obstáculos. É muito apropriado para cultivo em vasos, jardineiras, floreiras, arandelas ou vasos suspensos, de forma que seus ramos pendentes sejam melhor apreciados.
Sua popularização é crescente devido a fama de trazer muita sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar de presente um vaso com a muda da planta.
Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio.
Quando cultivado sob sol pleno, a planta torna-se excessivamente avermelhada e apresenta queimaduras nas pontas das folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso, crescendo com entrenós mais compridos.
Adubações mensais com NPK 4-14-8 durante a primavera e verão estimulam o crescimento da planta. O Dinheiro em Penca multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada ou estaquia.





Planta de nome curioso, o dinheiro-em-penca ficou rapidamente conhecido por causa de uma lenda muito difundida de geração em geração. Dizem que na Idade Média existia um moça chamada Callisia, que era a sétima filha de um casal, desde criança ela era bem diferente dos irmãos, pois gostava de pesquisar as propriedades medicinais dos vegetais e logo virou a "curandeira" de seu vilarejo. Utilizando o poder das ervas na cura de doenças. Certa vez apareceu em seu vilarejo um padre com o nome de Cortez, era bem jovem. Então a moça passou a frequentar a igreja e a sacristia com muita assiduidade. Logo as más línguas começaram a comentar que a jovem teria um caso com o padre e não demorou muito descobriu-se que a moça estava grávida. Para não ser queimada na fogueira, ela se refugiou no meio da floresta. O padre suicidou–se, o bebê nasceu no meio do mato, mas foi tomada pelos avós. Mesmo sem o amparo da família a moça ainda era procurada por muitos doentes, então ela começou a cobrar pelos serviços. Callisia com o passar dos anos, envelheceu e ganhou muitas moedas de ouro com os seus atendimentos e enterrava todas suas moedas no quintal.





Porém ao saber de seu dinheiro, bandidos interessados no seu tesouro, invadiram sua casa e a mataram. Algum tempo depois Virgínia, sua filha, resolveu morar na antiga casa que pertenceu a sua mãe. Então ela resolveu carpir o quintal e em baixo de uma planta estranha, ela achou um tacho repleto de moedas de ouro. Por isto a partir daquele dia esta planta foi batizada de: dinheiro-em-penca. Reza a lenda que este vegetal tem o poder de trazer fortuna para as pessoas que plantam o dinheiro-em-penca, dentro de um vaso amarelo-ouro e o colocam na varanda. Verdade ou mentira, todos arriscam ter esta planta por perto.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...