2016

Lathyrus odoratus - A Ervilha de Cheiro

13:38:00




Nome Científico: Lathyrus odoratus
Nomes Populares: Ervilha-de-cheiro, Ervilha-Doce, Ervilheira-de-Cheiro
Família: Fabaceae
Ciclo de Vida: Anual
Origem: Europa
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Europa
Porte: Até 2 mts.
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Regulares
Multiplicação: Sementes
Cuidados: Embora visualmente seja semelhante a ervilha ou vagem, a Lathyrus odoratus não deve ser consumida por se tratar de uma planta tóxica.





A Lathyrus odoratus é uma espécie trepadeira anual de Inverno pertencente a família botânica Fabaceae, originária da Europa que no Brasil ficou conhecida popularmente como Ervilha-de-Cheiro, Ervilha-doce ou Ervilheira-de-cheiro. Seus nomes populares são por causa de vagens curtas com sementes que se assemelham a ervilhas, que surgem logo após a planta ser polonizada.
Possui caule herbáceo, áspero e ascendente por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas compostas, favorecendo o rápido desenvolvimento da planta, que atinge facilmente até 1,5 mts.
Suas flores solitárias e perfumadas são muito ornamentais e com diversas cores e matizes, com combinações e degradês que variam entre o branco, azul, laranja, amarelo, rosa e vermelho, surgem durante a Primavera e Verão. No jardim pode ser cultivada sobre suportes, cercas, muros ou treliças, sendo utilizada também como planta de corte, formando-se belos arranjos e buquês com seus ramos floridos.
A Ervilha de Cheiro prefere climas mais balanceados, com temperaturas amenas, não tolerando calor forte excessivo ou geadas. O ambiente ideal é o de sol pleno, com solo fértil e rico em matéria orgânica, bem drenável e com regas regulares, mas sem encharcamentos. Para manter a planta sempre com florações abundantes o ideal é adubar com NPK 4-14-8 periodicamente.
No final do seu ciclo deve ser substituída por uma muda nova. Multiplica-se por meio de sementes.
Inúmeras variedades de ervilha-de-cheiro disponíveis, para diferentes gostos.






Postagens Relacionadas

0 comentários