2016

Thunbergia mysorensis - “doll\’s shoes” (sapato de boneca)

09:33:00




Nome Científico: Thunbergia mysorensis
Nomes Populares: Sapatinho-de-judia
Família: Acanthaceae
Origem: Ásia, Índia
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Solo: Fértil e enriquecido com matéria orgânica
Regas: Regulares
Porte: Até 6.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Multiplicação: Estaquia
Cuidados: Não tolera cultivo em locais com clima de frio intenso
Curiosidades: É capaz de atrair pássaros ao jardim, principalmente beija-flor. Nos Estados Unidos é conhecida como “doll\’s shoes” (sapato de boneca) ou Clock Vine (seus cachos pendentes lembram o pêndulo de um relógio).



A Thunbergia mysorensis é uma bela espécie trepadeira perene, semi-lenhosa e de crescimento bem rápido, pertencente a família botânica Acanthaceae, originária da Ásia e da Índia, que caiu no gosto dos jardinistas brasileiros, principalmente por causa da beleza de sua folhagem e flores. Conhecida popularmente como sapatinho-de-judia, esta exótica trepadeira possui longas e pendentes inflorescências, compostas de flores de coloração amarela mesclada com marrom avermelhado, muito ornamental.
O belo conjunto ornamental da Sapatinho de Judia fica completo quando sua folhagem verde escura contrasta com as suas inúmeras flores. Existe também uma variedade somente com flores amarelas.
A Sapatinho de Judia é de cultivo fácil e perfeita para quem pretende cobrir pórticos, pérgolas e caramanchões, de onde suas inflorescências podem pender despretensiosamente ou ser conduzida sobre cercas e muros.




Tipicamente de clima Tropical, a Sapatinho de Judia adapta-se bem ao clima Equatorial e Subtropical, porém não tolera regiões de frio intenso. A bela trepadeira pode alcançar facilmente até 6 mts, quando cultivada em ambientes de sol pleno ou meia sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica. As regas devem ser regulares e sem encharcamentos.
A beleza desta trepadeira é capaz de atrair pássaros ao jardim, principalmente o beija-flor. Multiplica-se por estaquia, logo após sua floração.



Postagens Relacionadas

0 comentários