2016

Bidens pilosa L

12:40:00




A Bidens pilosa L. é uma espécie pertencente a família botânica Asteraceae, que embora seja muito conhecido por Picão preto, possui vários outros nomes populares diferentes, variando conforme a região do país, entre eles estão: Carrapicho, Carrapicho-agulha, Carrapicho-cuambu, Carrapicho-de-agulha, Carrapicho-de-duas-pontas, Carrapicho-picão, Coambi, Cuambri, Cuambú, Erva-de-picão, Erva-picão, Erva-pilão, Fura-capa, Furacapa, Goambú, Macela-do-campo, Paconca, Picão, Picacho, Picacho-negro, Picão-do-campo, Picão-preto, Pico-pico e Piolho-de-padre.
O Picão preto é uma espécie autóctone da América tropical, cosmopolita, que ocorre espontaneamente a beira de estradas, áreas ruderais e em áreas agrícolas como planta infestante de lavouras. É uma planta herbácea, anual, ereta, glabra ou algo pubescente, de ramos dicotômicos, com 30 a 80cm de altura. Caule quadrangular, liso, com ramificação dística. Folhas opostas, as superiores alternas, pecioladas, 3-divididas, com segmentos ovais a lanceolados, com 2 a 7cm de comprimento, serrados, agudos ou acuminados, as superiores nem sempre divididas. Capítulos de flores tubulares e radiadas, amarelas. Invólucro campanulado com flores do disco perfeitas, perfeitas, com corola tubular, 5-dentadas. Aquênios planos, colunar-fusiformes, pretos, desiguais, os interiores mais compridos que o invólucro, o ápice é coroado por 2 a 4 saliências que permitem a aderência do fruto às roupas e pêlos.
Prefere os areno-argilosos, férteis, úmidos e revolvidos. O Picão preto desenvolve-se bem em climas quentes e frios, mas ocorre espontaneamente principalmente na primavera e verão.
É hipoglicemiante drástica, depurativa, hemostática, expectorante, antiartrítica, diurética, cicatrizante, antisséptica, anti-hemorroidária, antipirética, antiinflamatória, antiemética, tranquilizante, emenagoga, catártica, tônica do sangue, antidiarréica (as flores), vulnerária, vermífuga, antibiótica, anti-reumática, desobstruente do fígado, antidisentérica, sialogoga, odontálgica (a raiz), estimulante, antiescorbútica, amarga, mucilaginosa, antileucorréica e hepatoprotetora.

A Bidens pilosa L é uma espécie muito utilizada na medicina caseira no tratamento de diversos males. As suas folhas quando trituradas são utilizadas como cataplasmas sobre feridas e tumores, a infusão da planta abranda cólicas, as sementes tostadas são colocadas sobre cortes, o decocto das folhas é útil contra infecções do estômago e rins e para a angina, o suco mitiga odontalgias, oftalgias e otorrinalgias, e serve de antídoto em casos de envenenamento. As folhas mastigadas controlam aftas. Banhos com o chá da planta controlam irritações da pele. As raízes combatem cefaléias. Utiliza-se ainda para resfriados, utilizando-se as flores cozidas com açúcar, irritação interna,  hemorragia pós-parto, gastroenterite, icterícia, inflamações da boca e da garganta, úlceras gastroduodenais, distúrbios hepáticos, indigestão, hepatite, colesterol, dores osteoarticulares, faringite, amigdalite e engorgitamento das glândulas mamárias.

Como Cultivar:
Espaçamento : 0,3 x 0,3m.
Propagação: sementes, que são fotoblásticas positivas. São semeadas diretamente a campo. Não devem ser enterradas além de 1cm de profundidade.
Plantio: outono.
Florescimento: primavera, verão e outono.
Colheita: inverno.
Produção de sementes: cada planta produz de 3.000 a 6.000 sementes, todas prontamente viáveis após a maturação. Isto permite 3 a 4 gerações por ano.

Farmacologia da Bidens pilosa L:
Antiulcerosa. O extrato aquoso da planta inteira tem ação hipoglicemiante em ratos com hiperglicemia induzida por aloxano e hipotensiva. A planta apresenta ação hipoglicemiante comprovada por via oral.
A fenilheptatriina existente na planta, demonstra atividade anti-helmíntica, antiprotozoária e  microbiana in vitro frente às bactérias Gram-positivas, Rhizoctonia solani, leveduras e dermatófitos. Apresenta atividade in vitro contra Plasmodium berghei e Plasmodium falciparum, agentes da malária.






Conheça Melhor:
Na África é utilizada pelos nativos negros como salada.
Nas Filipinas é utilizada no preparo de uma bebida denominada "sinitsit".
É ótima forragem para coelhos.
A planta é hospedeira de vários nematóides, fungos, viroses, pulgões e coleópteros.

Cuidados e Perigos do Picão preto:
É atóxica para seres humanos porém é altamente tóxica para alguns insetos e larvas. Os poliacetilenos existentes na planta, especialmente o fenilheptatriino - o composto mais fotoativo, são fototóxicos para as bactérias, fungos e fibroblastos humanos em presença de luz solar, luzes artificiais ultravioletas e fluorescentes branca.




Publicidade:


Promoção Riqueza Magazine: Cobrimos qualquer oferta da concorrência! Basta apresentar 2 lojas vendendo mais barato!

Postagens Relacionadas

0 comentários