loading...
Adubos e Fertilizantes

Por que Usar Borra de Café no Jardim?

10:25:00




O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo e muita gente desconhece que a borra do café é um ótimo fertilizante para a terra, pois torna o solo mais fértil, rico em nutrientes, contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas. Quando jogada no lixo a borra de café se decompõe e libera metano, gás cujo efeito é 20 vezes mais potente que o CO2 no desequilíbrio do efeito estufa, portanto nada melhor do que aproveitá-la como adubo para suas plantas e flores. Confira cinco dicas para dar um destino mais eficiente e sustentável às sobras do café. 

1- Fertilização
A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo, porém é mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Fique atento por que para a fertilização não é aconselhável jogá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, assim, perde sua função de fertilizante. Então será necessário misturá-la com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo como por exemplo, farinha de sangue, farinha de osso ou esterco de animais. Se preferir, pode substituir por casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias e só depois aplicar no solo.
Outra maneira de utilizar a borra de café como um fertilizante é misturando (apenas a borra de café) com água, aproximadamente 100 gramas de borra de café para cada litro de água.

2- Repelente de pragas
Para repelir pragas do jardim evite o uso de inseticida industrializado que, embora sejam eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, prejudica a qualidade da planta e ainda pode matar outros insetos que são benéficos para o jardim. A borra de café é um excelente repelente natural quando aplicada na base das plantas.
A borra de café é repelente natural para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas, também eliminando bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo.

3- Compostagem
Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade.

 4- Atraindo minhocas
Para atrair minhocas para seu jardim utilize a borra de café, elas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo da borra de café é o preferido delas.

5- Mudando ou alterando o solo
Se você estiver pensando em construir ou aumentar algum canteiro do jardim, a borra de café é uma excelente alternativa para 'turbinar' a terra. Basta misturá-la com a terra numa proporção máxima de até 50%, deixando a mistura descansar pelo menos uns 60 dias antes de plantar alguma planta ou semente.






Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...