2016

Croton sonderianus Müll. Arg - O Ilustre Marmeleiro

13:30:00




O Croton sonderianus Müll. Arg é uma espécie pertencente a família botânica Euphorbiaceae muito fácil de ser encontrada nas regiões da Caatinga brasileira. Trata-se de uma pequena árvore ou arbusto de até 4 mts. de altura, que chama muito atenção durante o período das chuvas, época em que fica muito ornamental, recoberta de pequenas flores brancas e perfumadas.
Conhecida popularmente como Marmeleiro, a espécie é muito apreciada pelos insetos polonizadores daquela região do País, como vespas, mariposas, moscas e principalmente as abelhas nativas, que visitam suas flores para coletar pólen e néctar. O néctar das flores do marmeleiro é responsável pela produção de mel com sabor muito característico e de alto valor comercial e apreciado pelos consumidores deste tipo de produto. O alto valor comercial do produto garante aos criadores de abelhas do nordeste, um excelente custo benefício, que estimula uma produção cada vez maior do produto e consequentemente uma melhor proteção para as colmeias de abelhas daquela região, tornando-se uma das principais fontes de néctar da caatinga. Essas características favorecem a utilização dessa espécie em locais de criação e conservação de abelhas sem ferrão.
De rápido crescimento e grande capacidade de rebrota, o Marmeleiro é ideal para quem procura uma boa espécie para a restauração de áreas degradadas.






Postagens Relacionadas

0 comentários