2016

Cydonia oblonga - O Marmeleiro de Jardim

13:32:00





O Cydonia oblonga é uma espécie de arvoreta pertencente a família das Rosáceas, originário das regiões da Ásia Menor e Sudoeste da Europa.
Atingindo no máximo 6 mts. de altura, esta bela espécie tem sistema radicular superficial e fasciculado, tronco tortuoso e folhas oblongas e caducas, que formam bela copa aredondada.
Esta espécie melífera aprecia regiões de clima fresco, solos férteis e ricos em matéria orgânica, condições que estimulam sua bela floração alva ou róseas, a produção de néctar e de frutos. As regas devem ser regulares, evitando-se encharcamento.
Durante o Inverno a espécie fica quase sem folhas, período que entra em dormência, no início da Primavera começa a rebrotar novamente
Os grandes, aromáticos e amarelos frutos do Marmeleiro, surgem entre os meses de Setembro e Novembro, mas para que haja frutificação é necessário o plantio de outros marmeleiros com carga genética diferente, pois sua polinização é cruzada. Normalmente cada flor da árvore se torna um fruto. O Marmeleiro é capaz de atrair insetos polonizadores para o jardim.
Embora seja utilizado no paisagismo, compondo médios e grandes jardins, principalmente os de casas de campo, chácaras, sítios e fazendas, o Marmeleiro aqui no Brasil é mais cultivado para fins comerciais, para a produção de geléias, licores, xaropes e principalmente a marmelada, doce industrializado, muito saboroso e de baixo custo, muito difundido no Brasil. O consumo do fruto do Marmeleiro in natura traz bons benefícios para a saúde, pois é boa fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, benefícios da fruta que se perdem quando o fruto é cozido.
A multiplicação do Marmeleiro é feita por enraizamento de estacas ou por enxertia. O uso de NPK 04-14-08 estimula o florescimento da planta e produção de frutos.










Postagens Relacionadas

0 comentários